O que Deus diz sobre o dinheiro


Na Bíblia Deus diz que o dinheiro pode ser uma bênção mas não deve dominar a nossa vida. O dinheiro serve para facilitar a vida mas quando é usado de forma errada pode trazer muitos problemas. A riqueza ou falta dela não serve para medir a espiritualidade das pessoas. Deus aceita e ama tanto o rico como o pobre.

Quando gerido bem, o dinheiro serve para:

Suprir necessidades – com dinheiro podemos comprar as coisas que precisamos para sobreviver, sustentar a família e preparar o futuro

Ajudar outros – dinheiro dado com sabedoria pode ajudar a aliviar o sofrimento de pessoas que estão passando dificuldade – 2 Coríntios 8:13-15 - “Mas, não digo isto para que outros tenham alívio e vós opressão. Mas para igualdade: que, neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta de outros, para que, também, a sua abundância supra a vossa  falta, e haja equidade; como está escrito: o que muito colheu não teve demais; e, o que pouco, não teve de menos”.

Realizar a obra de Deus – podemos usar o nosso dinheiro para sustentar a igreja, instituições de caridade ou até para realizar sonhos dados por Deus

Adquirir comodidades o dinheiro também pode servir para diversão e lazer; não é errado desfrutar do dinheiro quando cumprimos também nossas obrigaçõesEclesiastes 5:19 - “E, quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e fazenda, e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho: isto é dom de Deus”.

Mas, se não tomarmos cuidado, o dinheiro pode trazer vários problemas:

Afastamento de Deus o dinheiro pode tornar-se uma obsessão, um ídolo que nos escraviza, tomando o lugar de Deus nas nossas vidas; o dinheiro deve ser nosso servo, não nosso mestre – Mateus 6:24 - “Ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon”.

Muita preocupação se a nossa confiança está no dinheiro, vamos estar sempre preocupados com o que vai acontecer se não tivermos dinheiro; Deus é a fonte do nosso sustento, mesmo quando não temos dinheiro – Lucas 12:29-31 - “Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as gentes do mundo buscam estas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai, antes, o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Tentação - 1 Timóteo 6:9-10 - “Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruina. Porque o amor ao dinheiro é a raíz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se trespassaram a si mesmos com muitas dores”.

Uma atitude errada perante o dinheiro pode levar a muitos pecados, como arrogância, cobiça, roubo, opressão..

O cristão e o dinheiro

O cristão precisa de ter uma atitude equilibrada em relação ao dinheiro. Não é errado ter muito dinheiro e ser pobre não é ter falta de fé. Deus pode abençoar tanto o pobre como o rico. A Bíblia ensina-nos a viver contentes em todas as situações, na riqueza e na pobreza - Filipenses 4:12-13  -  "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidades. Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

É importante trabalhar para ganhar dinheiro de forma honesta. Lucro fácil logo desaparece e quem enriquece de forma desonesta terá castigo de Deus  Provérbios 21:6 - “Trabalhar por ajuntar tesouro, com língua falsa, é uma vaidade, e aqueles que a isso são impelidos buscam a morte”.

Quem gere seu dinheiro com cuidado e confia em Deus terá sempre o necessário para viver.

Quem é rico deve ser generoso e quem é pobre não deve ter inveja do rico. Deus não nos chamou para viver na miséria; podemos gastar dinheiro em nós próprios. Mas a mensagem de Deus não é focada no dinheiro. O dinheiro não nos ajuda a entrar no Céu e não o podemos levar connosco quando morremos - Mateus 6:19-21 - "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntais tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.

 
Fonte : Net
In “Respostas Bíblicas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos desde já o seu comentário e pedimos que se identifique.
Gratas