Leve a igreja consigo para casa

Tenho o privilégio de ter sido apresentada no templo antes de completar um mês de vida. Passei por todas as fases na igreja, fui uma adolescente que cantava, tocava guitarra e teclado com prazer para Deus. Casei-me com um rapaz que conheci que também servia o Senhor, liderando jovens em muitos congressos e apresentei os meus dois filhos ao Senhor. Hoje, já casados, tenho o privilégio de ter meu filho na terceira geração de pastores na família e de ver minha filha, também psicóloga, actuante na obra de Deus ao lado do seu marido.

Não foi fácil. Muitas noites de sábado eram gastas antecipando os biberões e as papinhas para serem levadas no domingo pela manhã. Muitas mudas de roupa foram trocadas no berçário da igreja, pois após a ED havia os inúmeros ensaios e reuniões departamentais. Não foi fácil, mas hoje já tenho saudades.
imagem da internet

Os meus filhos desde cedo entenderam que ir a igreja era mais importante do que ir à escola secular. Não participaram de problemas de exercício ministeriais, foram sempre protegidos contra qualquer tipo de escândalos, de modo a só conhecerem as belezas do evangelho.  Sabiam que frequentar os cultos era parte da rotina, como tomar banho, escovar dentes ou visitar os avós. Nunca questionaram, sempre foram com prazer, continuam  a ir, e a minha oração é que sempre o façam com alegria e gratidão.

Enquanto os seus filhos forem pequenos, não pergunte se querem ir à Igreja ou continuar a dormir. Não há opção entre ir ao culto ou passear, entre frequentar ED ou jogar videogames com os amigos. Não ceda a chantagens ou preguiça, não amoleça a seu coração quando forem a dormir no carro, pois ao acordarem na igreja e encontrarem os amigos frequentes, eles animar-se-ão!

Ter amigos na igreja é muitíssimo mais importante do que ser popular em qualquer outra roda dos amigos.

Contudo, por mais importante que seja cultuar no templo, aprenda a levar a Igreja para casa. Não estou a sugerir falar da igreja ou das suas questões políticas, e muito menos desconsiderar ou apontar erros percebidos pelos líderes e irmãos. Levar a Igreja pra casa é fazer da sua casa uma igreja, um local de comunhão com Deus, um local de adoração, um espaço onde o Espírito Santo possa actuar, tocando e salvando.

Quando estiver sozinha em casa, levante as suas mãos em seu lar e clame a Deus para ocupá-lo. Ore todos os dias nos quartos dos seus filhos, faça culto doméstico com os pequenos. Se seu marido e filhos já jovens não forem evangélicos (ainda…), abrace-os e ore silenciosamente. Acorde de madrugada, e cubra-os com cobertor e com oração.

Ofereça sempre um sorriso, uma oração pela saída e pelo regresso ao lar. Fale com sabedoria sobre o amor de Deus, apresente o plano de salvação de forma simpática, e evite todo tipo de controvérsia que envolva religião.

Leve a Igreja para casa. Apresente o amor de Deus, amando. Explane sobre a paz que encontramos em Jesus, vivenciando a paz que excede todo entendimento. Pregue a alegria da salvação, mantendo um sorriso franco e uma divertida maneira de falar verdades. Ensine sobre o cuidado de Deus sendo a melhor cuidadora, e esteja sempre bem motivada e arrumada, pois temos um Deus que arruma nossa vida e futuro.

Que Deus tenha satisfação em entrar em seu bonito lar; que ele seja convidativo e sereno, arrumado, pacífico e alegre. Se você está em Deus, procurando viver cada dia segundo a Sua vontade, Deus habitará também no seu lar, ajudando-a em todos os momentos a superar as dificuldades que, aqui ou ali, possam surgir.

Elaine Cruz
 In Palavra Prudente

Publicado no jornal Jubilai
Ano XXI, Número 82
3 junho 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos desde já o seu comentário e pedimos que se identifique.
Gratas