O mundo no tempo do nascimento de Jesus


mapa 11 da BíbliaPouco antes do nascimento de Jesus, o mundo já se havia rendido à sabedoria ateniense e à família romana. Roma conheceu neste período momentos de harmonia, paz e prosperidade, como nunca antes. O imperador Caio Júlio César Otávio alcança o poder depois do assassinato do seu pai adotivo, Júlio César. Após a morte deste, Roma mergulha em profunda perturbação. Mas logo aparecem os primeiros êxitos de César Augusto ou Augusto, nome adotado pelo governante romano, com a instauração do triunvirato – divisão do poder entre ele e dois amigos de César, Marco António e Lépido. Depois de vários conflitos entre eles, Augusto torna-se o senhor de Roma e o artífice de uma era de progresso intenso, com a proliferação de templos e monumentos importantes; a paz disseminou-se por todo o Império, até à mais remota província. Artistas e empreendedores multiplicam-se pela cidade dos Imperadores, as leis são renovadas e a educação conhece avanços anteriormente desconhecidos. Nesta altura despontam mentes brilhantes e criativas, como Virgílio, Horácio, Ovídio, Tito Lívio, Mecenas, entre outros.
É nesse contexto que nasce Jesus Cristo, o Messias anunciado. A concepção de um Messias é historicamente antiga, embora seja sempre associada ao judaísmo. Mas, ao estudarmos as religiões antigas, encontramos em várias civilizações esta crença ancestral. Entre os judeus este conceito aparece entre os séculos
IV e III a.C, na literatura que contém as profecias. Na tradição hebraica, portanto, Ele é o enviado de Javé, com o propósito de estabelecer no mundo o Reino de Deus. Uma tradição nascida entre os Macabeus, família judaica que, entre 140 a.C. e 37 a.C., liderou uma rebelião contra os selêucidas e deu início a uma dinastia real na Judéia, governando Israel até a dominação romana, acreditava que o Salvador seria o libertador da cidade do jugo de Roma. Mas enquanto o povo aguardava um revolucionário, o profeta Isaías anunciava a vinda de um Messias de natureza espiritual, que nasceria de uma virgem, sofreria terríveis dores e uma morte cruel, para salvar a Humanidade.

Fonte Net

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos desde já o seu comentário e pedimos que se identifique.
Gratas